O Teatro de Mistério, grande sucesso de Helio do Soveral na Rádio Nacional


Helio do Soveral escreveu 316 capítulos do Teatro de Mistério, que era apresentado semanalmente pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro nos anos 1970 e 1980. Era um programa excepcionalmente popular na época. Cada episódio de aproximadamente 45 minutos conta um caso do Departamento de Polícia Jucidiária do Rio de Janeiro, com seu herói, o inspetor Marques (depois substituido pelos inspetores Santos e Ribeiro).


O Teatro de Mistério reunia veteranos das radionovelas no elenco e na equipe técnica. É um dos raros registros desse gênero preservados para nosso tempo (agradecimentos a Delto P. Coelho/UFRJ). No Memorial Soveral você vai ter cada episódio acompanhado de sinopse e ficha técnica. Helio do Soveral conseguia misturar uma narrativa "britânica" (estilo Sherlock Holmes) com locais e personagens tipicamente cariocas.

Comentários

  1. Nada a respeito do "Teatro de Terror"?

    ResponderExcluir
  2. Ninguém menciona as produções do teatro de Mistério das décadas de 50 e 60, com Rodolfo Mayer fazendo o papel do Inspetor Marques. Passaava na Rádio nacional todas as quartas às 22:00 hs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo marchamp, eu ouvia o teatro de mistério, á noite com meu pai nos anos 60...eu tinha por volta de 9 anos...Sim ás 22:00 hs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro de Mistério - O Crime do Inspetor

K.O. Durban: o super James Bond