"Meu nome é Ellchin Soviewsky"

"Meu nome é Ellchin Soviewsky. Nasci em Lvov, Ucrânia, em 1913. Fiz o serviço militar. Como tinha muita facilidade em aprender línguas (hoje em dia falo 18 idiomas e cem dialetos) fui convidado para ser agente da NKVD, a célebre policia secreta de Stalin..."


Começa assim a série Spectre, assinada por Ell Sov para a editora Monterrey. Havia essa longa história contada pelo tal ucraniano Ellchin Soviewsky. Praticamente ninguém desconfiou que Ell Sov era na verdade mais um apelido de Helio do Soveral. Ele tinha escrito 42 volumes da série K O Durban para a Monterrey e agora queria mudar de ares literários.


Criou então a figura do tal agente da NKVD que supostamente contava histórias que conhecia em suas missões pelo mundo. Na verdade, Soveral tinha a liberdade de escrever um pequeno romance por mês com tema livre. A série era sofisticada demais para uma coleção brasileira de livrinhos de bolso. Durou mais ou menos 15 números. A própria editora estava nos seus momentos finais.


Faz parte da série Spectre uma das obras primas de Soveral: o quarto volume, A Revolução dos Leucócitos. Que narra as aventuras de um espermatozoide anarquista no interior de um corpo humano. Em breve aqui no Memorial Soveral, a íntegra do primeiro volume: Crime Total.

Arte: Benício

Comentários

  1. como encontrar o livro a revolução dos leucócitos?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Marcos, o livro desapareceu. Também estou procurando essa obra prima para que seja digitalizada.

    ResponderExcluir
  3. Quando alguém conseguir encontrar, por favor, me coloquem na fila....li esse livro na década de 70 e agora quero que minhas filhas leiam, mas o meu exemplar foi emprestado e nunca voltou!

    ResponderExcluir
  4. Eu li, gostei e quero comprar novamente, pois emprestei o meu e não me devolveram.
    Quem souber onde vende, pode me avisar?
    Grata,

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, eu também num arroubo de nostalgia resolvi procurar a "Revolução" na internet e me deparei com esse excelente site. Lembram de "Escravos da Vida"?
    Que tal fazer uma campanha via Face pra encontrar quem tenha esses livros?

    ResponderExcluir
  6. Um exemplar da "Revolução dos Leucócitos" passou recentemente por um sebo, vejam: http://www.traca.com.br/livro/586578/a-revolucao-dos-leucocitos

    ResponderExcluir
  7. Gostei demais de A predição de satanáz

    ResponderExcluir
  8. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2540273475992780&id=100000304586728

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Seis no Memorial

O Teatro de Mistério, grande sucesso de Helio do Soveral na Rádio Nacional

Teatro de Mistério - Retrato de um Fantasma