O Corvo de Poe - a versão de Helio do Soveral


Helio de Soveral foi o maior dos escritores pop do Brasil. Mas ele tinha um "lado erudito". Soveral era apaixonado pela obra do escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Tão fanático que batizou sua única filha com o nome de um poema de Poe chamado Annabel Lee


Soveral construiu por toda a sua vida a tradução da obra poética de Edgar Allan Poe. Foi um trabalho imenso, preciso e altamente criativo. Por uma triste ironia do destino, no dia em que Helio do Soveral conseguiu acertar a publicação de sua tradução de Poe, ficou tão feliz que resolveu ir a pé para casa - e foi atropelado e morto por um motoqueiro.


Aqui vai o início da tradução de Soveral para o mais famoso poema do mestre de Boston, The Raven:




O Corvo

Fui abrir uma vidraça - quando então, com pompa e graça
por mim passa um Corvo dos bons tempos memoriais.
Tal um lorde petulante, revoou, por um instante
E pousou, duro e arrogante, 
Dominou os meus umbrais
Sobre um busto de Minerva que domina os meus umbrais -
aquietou-se, e nada mais.

Ante a ave negra e tesa, 
disfarcei minha tristeza
E sorri para a nobreza de seus gestos teatrais.
"Sem coroa e tosquiado - eu disse -
és rei ou condenado?
Velho Corvo desgarrado das paisagens noturnais -
Teu senhor te pôs um nome, nas paragens infernais?"
Disse o corvo: "Nunca mais".

Comentários

  1. Gostaria de conhecer essa tradução por inteiro. Seria possível publicá-la em sua versão integral, caso não haja direitos autorais resguardados?

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu com esse trabalho de tradução? A editora que ele havia assinado contrato não se pronunciou na época e a tradução foi destruída ou a família guardou e engavetou tudo? Teremos alguma chance de ver essas traduções publicadas um dia???

    ResponderExcluir
  3. Confira, esta campanha para publicar o livro: https://www.catarse.me/poeporsoveral?ref=ctrse_thankyou&utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=ctrse_thankyou&fbclid=IwAR3YmJJVaOd0Et0Hd7Dr6ixkt1Y8R_jYtbr_WHxYF555Vw-M6-nf1rJHJ6M

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Os Seis no Memorial

O Teatro de Mistério, grande sucesso de Helio do Soveral na Rádio Nacional

Teatro de Mistério - O Crime do Inspetor